Dia Mundial da Conscientização da doença de PARKINSON 

Começamos este texto com duas boas notícias: a primeira é que a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz  – vinculada ao Ministério da Saúde,  agora possui autonomia para produzir o medicamento Pramipexol, eficaz no tratamento da Doença de  Parkinson (DP). A segunda, é que há mais de 800 estudos clínicos sendo conduzidos no mundo, com o objetivo de entender os mecanismos e possíveis procedimentos e pelo menos, 150 medicações, em avaliação.

A doença, descrita por James Parkinson em 1817, é degenerativa , crônica e progressiva. O distúrbio, que atinge mais homens do que mulheres, provoca a perda de neurônios do sistema nervoso central, afeta o movimento e muitas vezes inclui tremores de repouso. Não existe cura,  porém o problema pode e deve ser tratado, combatendo os sintomas e retardando o seu progresso. 

Dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população no mundo, com idade superior a 65 anos, têm a doença, mas há relatos de casos nas faixas etárias entre 40 e 50 anos. Ainda segundo a OMS, no Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram de Parkinson.

A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL DA DOENÇA DE PARKINSON

A (DP) compromete a parte motora dos indivíduos e dificulta as atividades cotidianas. Caracteriza-se por tremores, rigidez, desequilíbrio postural e lentidão de movimentos. 

O terapeuta ocupacional vai avaliar o ambiente domiciliar (escadas, pisos com desníveis e escorregadios) e analisar as possibilidades de mudança e adequação, buscando mais acessibilidade e segurança domiciliar.

Destacamos outras  importantes intervenções feitas pelo TO: 

– as adaptativas: para a redução dos efeitos do tremor como indicação de talheres adaptados, apoios antiderrapantes, adaptações para a escrita, para higiene pessoal e para o uso de copos; entre outras.

 – de auxílio no controle da habilidade e coordenação manual, por meio da realização de atividades de interesse do paciente;

 – de avaliação e recomendação da Instalação de equipamentos de segurança em casa: barras de apoio no box do chuveiro e nos corredores; 

 – de alteração do mobiliário: a altura de cadeiras, sofás, poltronas, cama, assento sanitário, que precisam estar adequadas às necessidades do indivíduo; 

 – na estimulação para a realização de atividades sociais; e técnicas de conservação de força e energia para prevenir a fadiga. 

Vale ressaltar que, o terapeuta ocupacional, também vai atuar nos aspectos emocionais do paciente pois a (DP), envolve depressão e autoestima, levando o indivíduo com o problema a se sentir envergonhado, constrangido e inferiorizado. 

INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS

A Terapia Ocupacional pode explorar vários recursos no tratamento da Doença de Parkinson mas um deles vem chamando a atenção dos estudiosos : a Intervenção Assistida por Animais (IAA). Durante as sessões, o paciente interage com gatos, cães, coelhos, tartarugas, chinchilas e até cavalos, e têm seus sentidos táteis, visuais, olfativos e auditivos, estimulados.

Um ótimo exemplo vem da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP), em Curitiba. Mensalmente, a entidade realiza o projeto “ Amigo Bicho “, em instituições – hospitais e escolas especiais – que tratam pessoas com diversas patologias, entre elas o Parkinson.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

A Doença de Parkinson (DP) ainda é de difícil detecção em sua fase pré-clínica ou pré-motora, mas segundo os neurologistas, já existe a possibilidade do diagnóstico precoce e até mesmo de sua confirmação, com o exame de Cintilografia Cerebral. O fato é que, quanto antes o problema for diagnosticado, mais fácil será o seu tratamento, sendo  essencial ficar atento aos primeiros sintomas, como mudanças na forma de caminhar, perda de expressão facial e diminuição do volume da voz. Lembrando que, o terapeuta ocupacional junto a uma equipe multiprofissional, vai promover o resgate em todos os aspectos da qualidade de vida do portador de Parkinson.

Gostou do artigo ? Acompanhe nossas publicações, faça sugestões ou críticas pelo nosso site – walkyriato.com.br

#parkinson #terapiaocupacional #tremor #neurologia #diagnostico #cerebral #terapia #OMS #mundial #cura #idosos #estimular #qualidade de vida

Referências : bvsms.saude.gov.br/ | agenciabrasil.ebc.com.prosaude.org.br/noticias/ | coffito.gov.br/ | sbgg.org.br/ | ccf.org.br/ | unifesp.br/ | crefito14.org.br/ | uol.com.br/vivabem

Compartilhar

Outros assuntos interessantes

Quero contato

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo