O papel da ocupação no manejo do estresse e ansiedade

Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, onde o estresse e a ansiedade tornaram-se parte da rotina de muitas pessoas. Frente a esse cenário, surge a necessidade de estratégias eficazes para o manejo dessas questões. A terapia ocupacional oferece uma abordagem prática e acolhedora, utilizando as atividades significativas, chamadas de ocupações, como ferramentas centrais para promover o bem-estar e a saúde mental.

O que são ocupações?

Na terapia ocupacional, ocupações são todas as atividades que preenchem o nosso dia a dia, como cuidar de si, trabalhar, estudar, se divertir ou participar da vida em comunidade. Quando essas atividades são significativas para o indivíduo, elas trazem sensação de propósito, autoestima e prazer, funcionando como mecanismos naturais para organizar sentimentos, reduzir tensões e melhorar a qualidade de vida.

Como as ocupações auxiliam no controle do estresse e ansiedade?

Ao direcionar a atenção para tarefas prazerosas ou estruturadas, é possível diminuir o foco em pensamentos ansiosos e preocupações. Por exemplo, praticar artesanato, jardinagem, cozinhar, ler, praticar esportes ou até reorganizar o ambiente são formas de ocupação que promovem relaxamento, satisfação pessoal e sensação de controle.

Além disso, o engajamento em ocupações ajuda a estabelecer rotinas saudáveis, que oferecem previsibilidade e segurança, aspectos fundamentais para diminuir a imprevisibilidade associada ao estresse. Durante as sessões de terapia ocupacional, o profissional orienta o paciente a identificar quais atividades têm maior significado para si e, a partir disso, constrói um plano para inseri-las na rotina de maneira saudável e equilibrada.

Envolvendo corpo e mente

Ocupar-se com atividades diversas também envolve o corpo, estimula sentidos, ativa diferentes áreas do cérebro e favorece a sensação de presença no aqui e agora, aspectos fundamentais para combater a ansiedade. Pequenas conquistas no cotidiano, alcançadas a partir das ocupações, fortalecem a autoconfiança e trazem leveza para a rotina.

Quando procurar auxílio?

Se você sente dificuldade para lidar com o estresse ou percebe que a ansiedade está prejudicando seu bem-estar, não hesite em buscar apoio especializado. O terapeuta ocupacional pode te ajudar a redescobrir ocupações que façam sentido para você e, assim, construir uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.

Quer aprender a usar as ocupações a favor do seu bem-estar? Agende uma avaliação com a equipe da Walkyria Terapia Ocupacional e transforme sua rotina com apoio profissional e humanizado!

Compartilhar

Outros assuntos interessantes

50 anos de história

Fonte – COFFITO “Ousar para mudar os rumos”: Sistema COFFITO/CREFITOs lança documentário pelos seus 50 anos de história Pioneiros e pioneiras contam suas histórias de luta, conquistas e emoções no

Oncology occupational therapy

By Bobbi Conner Published November 11, 2025 at 5:30 AM EST Foto – Dr. Scott Hutchison, Doctor of Occupational Therapy and Assistant Professor in the Department of Rehabilitation Sciences at MUSC This

Quero contato

Acessar o conteúdo