Câncer de Mama e o Papel da Terapia Ocupacional

OUTUBRO ROSA

Prevenção, tratamento e reabilitação do Câncer de Mama – o papel da Terapia Ocupacional.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

No Brasil em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020).

 O tratamento do câncer de mama, embora essencial para a manutenção da saúde física geral, pode produzir vários efeitos colaterais que impedem ou inibem as mulheres de se envolverem em seus papeis ocupacionais comuns e atividades cotidianas.

Estas ocupações ou atividades, que muitas vezes são realizadas com facilidade, como vestir-se, preparar as refeições e levar as crianças para a escola, podem se tornar difíceis devido às mudanças pós-cirúrgicas na mobilidade, força muscular e sensação dolorosa.

A realização de atividades cotidianas pode ser ainda mais complicada por linfedema, um inchaço crônico associado à remoção cirúrgica dos gânglios linfáticos e que pode durar anos até a sobrevivência.

Além das complicações físicas associadas ao câncer de mama, muitas mulheres experimentam níveis aumentados de ansiedade e depressão que afetam sua capacidade de realizar as rotinas diárias associadas ao trabalho, cuidar de suas famílias e realizar o autocuidado.

Alguns exemplos da intervenção dos terapeutas ocupacionais, ajudando as pacientes a:

  • -Realizar atividades diárias com mais facilidade por meio do uso de tecnologia assistiva e técnicas de modificação da tarefa;
  • -Gerenciar o linfedema por meio do uso de exercícios, massagem e roupas de compressão;
  • -Gerenciar a fadiga por meio do uso de técnicas de conservação de energia, rotinas personalizadas em torno do sono e o uso de estratégias de higiene do sono;
  • -Controlar o estresse e a dor por meio de técnicas de relaxamento incorporadas à rotina diária.

Mulheres com câncer de mama podem receber terapia ocupacional logo após a cirurgia, ou mais tarde durante o tratamento e período de reabilitação.

Para mais informações sobre como os terapeutas ocupacionais atuam nesta área, consulte este artigo e estes recursos da American Occupational Therapy Association (AOTA). Clique nos links abaixo e faça o download dos PDF´s:

https://www.aota.org/~/media/Corporate/Files/AboutOT/Professionals/WhatIsOT/HW/Facts/Breast-cancer.pdf

https://www.aota.org/~/media/Corporate/Files/AboutOT/consumers/Health-and-Wellness/Breast%20Cancer%20tip%20sheet.pdf

Compartilhar

Outros assuntos interessantes

Quero contato

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo