T.O. BOITUVA

Blog da TO

Informações úteis para que você se mantenha atualizado

On Top

Inclusão social de pessoas

Inclusão social de pessoas portadores de necessidades especiais e limitações físicas através da TO A Terapia Ocupacional é uma abordagem que busca auxiliar pessoas portadoras

TO tem um papel importante na Leucemia

A leucemia é uma doença grave que afeta o sistema sanguíneo, causando um crescimento anormal de células brancas, comprometendo a produção de células sanguíneas saudáveis.

On Line

Explorando nossos Artigos

Inclusão social de pessoas

Inclusão social de pessoas portadores de necessidades especiais e limitações físicas através da TO A Terapia Ocupacional é uma abordagem que busca auxiliar pessoas portadoras

TO tem um papel importante na Leucemia

A leucemia é uma doença grave que afeta o sistema sanguíneo, causando um crescimento anormal de células brancas, comprometendo a produção de células sanguíneas saudáveis.

O papel da TO no Autismo

Desenvolvendo habilidades para uma vida mais independente. O autismo é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de comunicação, interação social e comportamento da pessoa

O útero e a Terapia Ocupacional

Foi muito difícil passar por um momento muito sensível em minha vida, mas alcancei a cura do câncer do colo do útero, porém o que mais relevante me aconteceu foi toda a atenção especial e orientação através de uma amiga Terapeuta Ocupacional…

Super heróis sem capa!

Esses super-heróis são milhares de crianças e adolescentes, que lutam dia a dia devido ao câncer infantojuvenil que acometem cerca de 4 mil crianças por ano…

Você sabia que a mente também adoece?

Iniciamos o ano e a primeira campanha a ser divulgada é o “Janeiro Branco”, que aborda exclusivamente o tema da saúde emocional e mental. Esse tema, que tem extrema importância nos dias de hoje, pois o mundo pós-covid, deixou milhares de pessoas com sequelas emocionais, necessidades antigas da saúde mental…

Uma questão de pele

A exposição ao sol excessiva e sem proteção, provocam alterações celulares, levando alguns casos ao desenvolvimento….

Novembro Azul

Nosso objetivo é prover estratégias completas que melhorarão o estado funcional e a qualidade de vida geral nos diferentes….

Doenças Reumáticas e a TO

Alguns sinais no dia a dia são muito importantes, e podem revelar que você precisa de uma avaliação médica minuciosa…

Terapia Ocupacional Pediátrica

O que é Terapia Ocupacional Pediátrica?

A Terapia Ocupacional Pediátrica, tem o foco em ajudar crianças de todas as idades que possuem desafios físicos, sensoriais e/ou cognitivos, estimulando e desenvolvendo suas habilidades. O objetivo é fazer com que a criança seja funcional e independente, tornando-se futuramente um adulto capaz, independente e autônomo em seu cotidiano.

Essas crianças podem ter um diagnóstico específico, por exemplo, paralisia cerebral, síndrome de Down, transtorno do espectro do autismo (TEA), atraso global de desenvolvimento ou podem ainda não ter sido diagnosticados ou ter uma deficiência EXPLICITA.

A palavra “ocupação” pode ser um pouco enganosa e talvez até se alinhe com algo que é apenas para adultos. Afinal, crianças não têm “ocupações”. Mas o principal ‘trabalho/ocupação” de uma criança, é brincar e aprender. Os terapeutas ocupacionais podem avaliar as habilidades de crianças em várias áreas, como: brincadeiras, desempenho escolar e outras atividades básicas ou instrumentais da vida diária.

Por meio de atividades lúdicas, um terapeuta ocupacional pode avaliar e intervir nas áreas que compõem o desempenho diário:

  • Sensorial: a capacidade da criança de interpretar e organizar informações dos sentidos sobre seu corpo e ambiente.
  • Motor: o tônus ​​e a força, padrões de movimento, postura, função motora global e fina, e coordenação viso motora.
  • Cognitivo: o nível de alerta da criança e suas habilidades de atenção e compreensão, iniciação e planejamento da atividade, resolução de problemas e consciência de segurança.
  • Psicossocial: A autoestima da criança, motivação e interação social.

Ajudando as crianças a melhorarem suas habilidades cognitivas, sensoriais, motoras e psicossociais, a terapia ocupacional eleva sua autoestima e senso de realização, fatores tão importantes para vida adulta saudável.

Deficiência física, lesões e uma série de outros problemas podem prejudicar a capacidade de uma criança de realizar tarefas comuns ou progredir normalmente através dos estágios de desenvolvimento social ou cognitivo. Quanto mais tempo uma criança fica sem aprender essas habilidades, mais o problema se agrava à medida que a criança envelhece – o que torna as habilidades de um terapeuta ocupacional pediátrico essenciais para seus pacientes.

Perfis de Pacientes

A Terapia Ocupacional Pediátrica pode beneficiar crianças que se enquadram em várias categorias, desde bebês prematuros a crianças com TDAH e crianças com dificuldade para ler ou escrever. Quais são as áreas que a terapia ocupacional pediátrica pode abordar? Considere a seguinte lista:

  • Habilidades cognitivas – lembrando letras, formas e sequências
  • Habilidades motoras finas – destreza dos dedos, controle de pulso e antebraço e força da mão
  • Habilidades motoras amplas – equilíbrio e coordenação corporal
  • Tarefas de autocuidado – vestir-se, tomar banho e se alimentar
  • Habilidades sociais – revezar, ouvir e seguir instruções

Equipamentos e Métodos

Ao trabalhar com crianças, os terapeutas ocupacionais pediátricos muitas vezes incorporam a brincadeira à prática como uma forma de motivá-los e reduzir qualquer ansiedade ou medo que possam sentir em relação à terapia. Brincar pode envolver jogos, brinquedos, quebra-cabeças, canções ou atividades físicas. Em todos os casos, o objetivo da Terapia Ocupacional Pediátrica não é apenas ajudar as crianças a progredirem, mas também desafiá-las de forma adequada, ajudando a construir a autoestima e a confiança em relação às suas capacidades e aptidões.

Ambiente de Trabalho

Os terapeutas ocupacionais pediátricos trabalham em vários tipos de ambientes:

  • Hospitais
  • Clínicas de reabilitação
  • Escolas
  • Programas de extensão à comunidade
  • Serviços públicos ou privados com foco em atendimento e desenvolvimento pediátrico

Mudar a vida das crianças

Tornar-se um adulto autossuficiente pode ser fácil para algumas crianças. Outras, porém, precisam de ajuda. Quer essa ajuda signifique o apoio para escrever melhor, a falar mais claramente ou a obter controle físico específico, a TO pode sim colaborar no sentido de atingir a maturidade com força e confiança – qualidades vitais para sobreviver por conta própria.

A Terapia Ocupacional Pediátrica ajuda crianças com diferentes necessidades a desenvolverem habilidades para as atividades objetivas que constituem a vida cotidiana, e a realizá-las de forma mais independente possível.

Quem pode se beneficiar com a Terapia Ocupacional Pediátrica?

Se beneficiam de TO Pediátrica, crianças que apresentam alguma dificuldade para realizar as atividades diárias que se esperam delas, por mais diversos fatores. Isso pode ser em qualquer uma das seguintes áreas:

  • Autocuidado – vestir-se, ir ao banheiro, alimentar-se.
  • Movimento e coordenação – habilidades de equilíbrio, coordenação global e coordenação viso motora.
  • Processamento e modulação sensorial.
  • Escrita à mão, e demais habilidades gráficas e digitais.
  • Habilidades de planejamento e organização, em casa ou na escola.

O que envolve a Terapia Ocupacional?

1. O terapeuta ocupacional inicia se trabalho com uma triagem e/ou avaliação. Isso pode acontecer em 1-2 sessões e muitas vezes inclui entrevista de pais e filhos, pais e professores questionários, avaliações padronizadas e não padronizadas, e observações clínicas baseadas em atividades lúdicas em grande parte.

2. Relatórios de Terapia Ocupacional são importantes para serem fornecidos aos pais e/ou responsáveis

3. O terapeuta geralmente trabalha com a criança, seus pais e a escola, para desenvolver objetivos significativos referentes a intervenção da Terapia Ocupacional.

4. A intervenção pode incluir o seguinte:

a. sessões individuais de terapia ocupacional (clínica, consultório ou outros espaços em contexto de saúde)

b. terapias em grupo (clínica, consultório ou outros espaços em contexto de saúde)

c. visitas domiciliares e/ou escolares

d. programas individuais de terapia ocupacional em casa e na escola.

Como a terapia ocupacional pode ajudar?

A terapia ocupacional atua com crianças no sentido de:

  • Promover a independência nas atividades da vida diária.
  • Melhorar as habilidades motoras visuais.
  • Desenvolver equilíbrio, movimento e coordenação.
  • Melhorar a escrita, atividades gráficas e digitais
  • Apoiar o processamento e regulação sensorial para atenção e concentração.
  • Melhorar as habilidades de planejamento e organização.
  • Recomendar adaptações ou equipamento doméstico e/ou escolar especializados (tecnologia assistiva) para melhorar a participação e favorecer a inclusão.
  • Indicar assentos especializados, cadeira de rodas ou outros equipamentos necessários.

Para finalizar, é muito importante sempre procurar o especialista no caso de dúvidas, pois somente um terapeuta Ocupacional poderá dizer se sua criança tem indicação ou não para receber esta intervenção, e desta forma direcionar da melhor forma as suas necessidades.

Gostou? Compartilhe e Comente, sua opinião é muito bem-vinda!

Fontes :

https://www.theotpractice.co.uk

https://www.hse.ie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Posso ajudar?